Recupere o banco de dados com segurança!

13/03/2012

Conheça a importância dos servidores de contigência

Você já imaginou a possibilidade de perder o banco de dados da sua empresa? Muitas vezes esta dúvida é direcionada ao T.I. ou gerente da empresa. Você deve estar se perguntando quais soluções e procedimentos de recuperação automatizados dos sistemas corporativos, podem ser utilizados com total eficiência. Nestes casos, o indicado é recorrer aos servidores de contigência. Existem dois tipos de processos para a recuperação de dados:

Backup database (off line) consiste em realizar cópias diárias, semanais ou mensais , conforme demanda de cada empresa.
Em casos de perda de dados ou parada do servidor principal, trata-se de uma solução estática (analógica), em que, a recuperação (dados e sistemas) não poderá ser feita de forma direta ou imediata. Em muitos casos, este backup encontra-se armazenado em unidade externa como: FITA DAT, LTO, HDD… equipamentos que requerem processamento e leitura de dados que nem sempre são rápidas ou otimizadas.

OBS: É interessante ressaltar, que neste procedimento (off line) ocorrerá uma paralisação no funcionamento da empresa que poderá durar minutos ou horas dentro do tempo necessário para recuperação dos dados.

Já o servidor standby database programa a cópia exata do banco de dados principal, aplicando as alterações no servidor reserva (banco de espera – standby). A principal diferença desta solução para o backup é a atualização on line, proporcionando a continuidade dos processos sem a necessidade de interromper os negócios da empresa.

Em eventuais desastres de perda de dados, é importante o acompanhamento de um profissional adequado na escolha da melhor solução, para que não interfira na produtividade e no desempenho do funcionamento da sua empresa.