— SUGIRA UM ARTIGO

A DC Tecnologia acredita que é trocando experiências, dialogando, compartilhando e debatendo dados e informações que se gera conhecimento. Por isso, diga-nos qual o assunto que mais lhe interessa. Sugira um artigo!

Você sabe o que é computação cognitiva?

27/04/2016

Parece filme de ficção científica, mas a computação cognitiva já está bem perto de nossa realidade e vem transformando diversas áreas de nossas vidas como trabalho, medicina, afazeres de casa, lazer, entre outros.

De forma bem simples, a computação cognitiva é a capacidade de computadores pensarem (quase) como um ser humano, e essa inovação será responsável por guiar a tecnologia da informação em todo o mundo.  Mas, como isso funciona na prática?

Inicialmente, os computadores conseguiam efetuar cálculos através de sistemas programáveis, tal qual conhecemos hoje. Com a computação cognitiva, os computadores passaram a processar informações e tomar decisões com base no aprendizado de experiências anteriores.

Conheça alguns exemplos práticos de como a computação cognitiva já está mudando a sua vida:

Medicina:

Em parceria com dois hospitais líderes no tratamento contra o câncer, a IBM lançou o Watson Oncology. O sistema utiliza a computação cognitiva para recomendar os tratamentos contra o câncer.

O banco de dados do Watson Oncology possui milhares de pesquisas científicas e históricos de pacientes. Os médicos do hospital pesquisam as informações necessárias sobre o paciente e fornecem esses dados ao computador, que responde sobre possíveis tratamentos e até mesmo as chances de cura.

Lazer:

O Música Geek utiliza a tecnologia Watson, da IBM, para identificar conexões e tendências musicais de usuários a partir de buscas no aplicativo. Com isso, fornece uma lista de músicas e artistas de acordo com o gosto de seus usuários.

Culinária

O aplicativo Chef Watson, também criado pela IBM, utiliza a computação cognitiva para enviar receitas de acordo com os gostos de seus usuários. Mais uma vez, este trabalho é realizado através do processamento de informações e experiências anteriores.