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Sistemas de Informação Falha?

28/02/2014

Em pequenos negócios ou grandes centros de distribuição, os usuários de sistemas de informação (SI) enfrentam dificuldades e problemas que nem sempre são erros operacionais. Albertin (1995, p. 61) destaca que o “SI tem se tornado um componente crítico do planejamento estratégico e da vantagem competitiva das organizações, levando os executivos a uma maior preocupação com a administração de informática“.

Um exemplo recente de problemas em sistemas de informação foi apontado em uma pesquisa da deviceLab indicando que 69% dos problemas nas compras online via dispositivos móveis no Brasil estão no checkout. Sites avaliados representam 80% do faturamento nacional.

Quando um erro acontece

A utilização de recursos tecnológicos por meio de um sistema está composta por algumas etapas básicas:

  • Demanda (o seguimento disponibiliza qual meio de acesso um usuário de sistema deve receber, quando e em que formato estará disponível)
  • Transação (uma requisição ou consulta é apresentada ao sistema)
  • Efetivação (processamento apresentado parcialmente ou em andamento ao usuário final pelo sistema)
  • Administração (na última etapa os resultados são registrados, apresentados e confirmados pelo usuário do sistema)

Erros na utilização de sistemas podem acontecer em qualquer uma dessas etapas. Muitos dos erros em demanda, transação e efetivação em sistemas são descobertos antes mesmo de serem administrados ou tratados por uma TI especializada. Infelizmente, como se afirma no próprio exemplo utilizado (deviceLab) 69% dos problemas nas compras online via dispositivos móveis no Brasil estão no checkout, ou seja, erros causados por um conjunto de fatores que vão dos sistemas de informação, dispositivos e tecnologias agrupadas, falhas de administração que serão observadas e avaliadas somente após os erros e impossibilidade de finalização de uma operação.

Tipos de erro

Para reduzir riscos e prejuízos, empresas especializadas devem ser acionadas a fim de identificar os tipos de erro que acontecem durante o processo de uso de tecnologias e sistemas distintos.

Sistemas incompatíveis, falta de atualizações (ex:. plug in) problemas com arquivos maliciosos (vírus, trojans etc…) são alguns dos tipos de erros mais comuns no cotidiano de usuários, nestes casos as falhas geralmente são percebidas nos sistemas operacionais inviabilizando a utilização das aplicações (SI) gerando desconfortos ao usuários e suas operações.

Algumas estratégias para redução dos erros

  • Avaliação dos sistemas utilizados ao seguimento alvo
  • Quantidade e disponibilidade dos recursos esperados
  • Tipo de usuário
  • Período de utilização
  • Distribuição e adequação

Diante a confirmação do sistema, recurso, usuário, utilização e distribuição adequada, erros na operação podem ser prevenidos e reduzidos antes que aconteça uma falha. Os sistemas de administração tecnológica das empresas (TI) podem auxiliar e garantir bons resultados na utilização de sistemas de informação (SI), entretanto parcerias com empresas especializadas em seguimentos distintos, são a garantia de uma administração coesa e eficiente ao pensarmos na amplitude dos recursos e sistemas utilizados hoje em dia.
(Gustavo Rodrigues – BHTE. MG. 2013)

http://www.dm.com.br/texto/166390-sistemas-de-informaaao-falha

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Gustavo Rodrigues
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