— SUGIRA UM ARTIGO

A DC Tecnologia acredita que é trocando experiências, dialogando, compartilhando e debatendo dados e informações que se gera conhecimento. Por isso, diga-nos qual o assunto que mais lhe interessa. Sugira um artigo!

Big Data: Como ele afeta a sua vida?

27/07/2016

“Quando você não paga por um produto, você é o produto”

Você sabe quanta informação fornece ao acessar a internet? Sabia que, ao clicar em “concordo com o termo de compromisso”, expressão tão comum quando compramos um novo aparelho ou fazemos uma conta em uma rede social, você está liberando o acesso de terceiros a dados e imagens que poderão ser usadas para diversos fins?

Suas ligações, seu histórico, suas mensagens e até os lugares aonde você vai: tudo isso é utilizado pelas empresas detentoras dessas informações para criar anúncios publicitários cada vez mais assertivos. Mas, não se preocupe, nem tudo é ruim! Esses dados também são utilizados para melhorar os processos dentro de sua empresa, melhorar o relacionamento com os seus clientes, identificar padrões e criar tecnologias que podem melhorar o seu cotidiano e até salvar vidas! Bem-vindo ao mundo do Big Data!

O Big Data nada mais é do que o grande volume de informações que obtemos através de diversos meios e que nos possibilitam melhorar os processos em nossa vida profissional e pessoal. Para entender o Big Data, nós precisamos considerar 3Vs: Volume, Velocidade e Variedade.

  • Volume: está relacionado à quantidade de dados que possuímos;

  • Velocidade: quando aqueles dados foram obtidos, pois a cada segundo muitos dados novos são criados na internet;

  • Variedade: de onde eles vieram, pois são inúmeras as possibilidades de fonte de obtenção destes dados

Entendendo o volume, a velocidade e a variedade dos dados que temos, já é possível utilizar toda essa informação cruzada para gerar insights para nossos problemas. Esses insights, é claro, dependerão daquilo que procuramos.

Confira alguns exemplos de aplicação prática da utilização de Big Data na resolução de problemas:

O Ministério da Saúde consegue perceber, através do cruzamento de dados dos Postos de Saúde com o cruzamento de dados de previsão do tempo para identificar regiões com mais probabilidade de desenvolverem epidemias de doenças endêmicas, como a dengue, por exemplo.

Times de futebol conseguem, ao acompanhar os dados de cada jogador, como a velocidade média em campo, o número de gols por partida, a progressão do desempenho, identificar as fraquezas do time e modificá-lo para melhorar os resultados. Da mesma forma que, utilizando o cruzamento de dados, é possível também identificar padrões de jogadas do time adversário em partidas anteriores e prever lances e ensaiar jogadas que melhorem o desempenho geral do time contra aquele oponente.

Através de uma análise dos motivos de cancelamento de serviço e cruzamento de dados com o tipo da empresa, segmento, tipo do serviço contratado, tempo de mercado e entre outras informações, você consegue identificar clientes com maior risco de cancelamento e dedicar maior atenção a eles (ou mesmo evitar que este tipo de cliente entre em sua empresa, considerando que clientes com alto potencial de cancelamento podem, inclusive, trazer mais prejuízo do que lucro para empresas de serviços).

Também é possível, por meio de ferramentas pagas e gratuitas, identificar o comportamento e dados demográficos de seu público na internet, considerando como fonte de dados as suas redes sociais e o seu site/blog. Com isso, é possível conhecer ainda mais o seu público e criar conteúdos cada vez mais personalizados e assertivos.

E você? Já utiliza o Big Data para melhorar os seus processos? Tem medo de como as empresas podem utilizar os seus dados? Compartilhe esse post em suas redes sociais e comente sobre o assunto!